AS MAIORES E MELHORES PROMOÇÕES ESTÃO AQUI!


COMO FUNCIONA A INTERNET VIA RÁDIO.


Presente principalmente em residências do interior dos estados, essa tecnologia ganhou muito espaço nas pequenas cidades, fazendo muitos adeptos desse tipo de transmissão de conexão com a internet. Normalmente pessoas escolhem essa opção Wireless, para suprir suas necessidades no momento em que possuem pouco alcance adsl ou até mesmo nenhum, ou também quando preferem apenas utilizar um serviço de internet sem o uso do telefone.
Uma grande oportunidade para quem tiver interesse em desenvolver um pequeno negócio, sendo um empreendedor em cidade menores, para prover serviço de internet, ao mesmo tempo fazendo vendas e manutenções de equipamentos. Prestar serviços para pessoas que moram no interior, em fazendas, ranchos, que não possuem nenhum tipo de acesso, também é uma ótima ideia, tudo sendo transmitidos com repetidores de sinal, dando acesso a toda e qualquer residência.

Conceito
Ela é conhecida também como Wireless, que traduzindo para o português significa “Sem Fio”, seu conceito é fornecer uma rede grande ou pequena de computadores sem a necessidade de fios, tornando todas as conexões fornecidas por comunicações de ondas de rádio ou também conhecidas como comunicação via infravermelho, tudo sendo recebido por equipamentos de radio frequência específicos instalados nos computadores que recebem esse sinal, sendo assim toda e qualquer transmissão que é efetuada sem a utilização de cabos é uma comunicação de rede sem fio.
A rede wireless também possui classificações para seus tipos e distâncias, como a (WLAN) que é utilizada somente em redes locais, a (WPAN) utilizada para redes residências pessoais que na maioria das vezes são de curta distância, (WMAN) para redes metropolitanas e a (WWAN) que a abrange distâncias geograficamente longas.
Seu funcionamento

O provedor via rádio que envia o sinal para todos o  computadores conectados juntamente com ele, deve possuir uma conexão com outra rede de banda larga que oferece um serviço via cabos. Em seguida dever ser instalada uma grande torre metálica ponto a ponto, conhecida como POPs (Point of Presense), que faz a tarefa de distribuir para todas as residências, condomínios pessoais ou comerciais, que possuem antenas especificas para receber um sinal de sem fio que tem a frequência de 2.4 GHz.
A distribuição é passada por um moldem, depois para um roteador e finalmente para um servidor que faz o controle de banda, onde fica o controle de todos os clientes, com suas devidas velocidades contratadas que são registradas com ips e informações.
As antenas que são instaladas nas residências que vão receber a conexão devem ser instaladas em um ponto muito estratégico, com a direção focalizada alinhadamente para a torre, como se fosse, por exemplo, instalar uma antena parabólica, mas as facilidades do sinal da tv são melhores, pois está sendo voltada para cima e o sinal sem fio vai ter casos como arvores, interferências e principalmente morros, que obstruem o sinal ou até mesmo nulo.
Para gerar o livre recebimento informações de seu host (computador, notebook, tablet), não é preciso apenas possuir uma antena, mas também obter um dispositivo de conversão do sinal Wireless para um sinal ADSL, USB, entre outros. Até mesmo para o sinal Wi-Fi, pois a antena só recebe downloads e envia upload apenas para a torre, não fazendo assim o processo de envio de dados para o seu host, então é nesse momento que entra em cena os acess points, roteadores, adaptadores USB Wireless, etc. Na maioria das vezes esses tipos de equipamentos são utilizados para manter um nível mínimo de perca de sinal e qualidade.
Com tudo isso, o usuário vai receber vai receber um serviço baseado no padrão IEEE 802.11b, referente ao sinal Wi-Fi, conduzindo ele para um acesso de alta velocidade, sem a utilização de nenhuma rede cabeada.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
Os usuários vão possuir um acesso 24 Horas em todos os 7 dias por semana, não tem a necessidade de possuir uma linha telefônica, possui um baixo custo de manutenção e instalação, não utiliza modem, acesso em qualquer local interior ou rural, independente da distância, podem ocorrem alterações de velocidade sem nenhuma mudança do equipamento, não possui congestionamento, tem acesso imediato, não necessitando de discagem e possui um bom custo beneficio.
Desvantagens:
Existem muitos problemas de sinal e estabilidade quando ocorre um mal tempo, redes publicas com esse tipo de acesso podem ser invadidas por intrusos, muitos obstáculos como, montanhas, arvores e outros sinais, interferem na conexão, geralmente é necessária uma manutenção da antena quando houver problemas de ventanias.
Conclusão
Esse tipo de tecnologia é muito importe e necessário para ajudar pessoas que moram no interior, fazendo com que qualquer pessoa no mundo possa ter o acesso da grande rede mundial, tornando assim uma grande acessibilidade para até mesmo aquelas pessoas que não poderiam ter uma acesso a internet, por estarem tão distantes.

Além disso, é um incentivo para existência de mais empresas que prestam serviços de banda larga, reduzindo o custo e incentivando as empresas a se instalarem em pequenas e micro cidades, oferecendo assim uma concorrência e promovendo uma queda de preços, beneficiando principalmente o consumidor dessas cidades. Mas o importante mesmo da internet via rádio, é que ela está colaborando ainda mais na chegada do acesso na internet em todos os lares do mundo.
fonte: digitalhall.com

0 comentários:

Postar um comentário