AS MAIORES E MELHORES PROMOÇÕES ESTÃO AQUI!


FUGA DE CORRENTE E ELETRICIDADE, COMO FAZER A AVALIAÇÃO E TESTES NAS INSTALAÇÕES!


Sua instalação elétrica está em ordem?
Eis algumas informações que muito vão ajudar a evitar esses e outros problemas em sua rede elétrica:
1- Se sua casa ou apartamento já tem muitos anos de construída, e jamais foi feita uma revisão nas instalações elétricas, essa é a hora de executa-la.
Mas lembre-se deve ser feita por um profissional eletricista habilitado para tal e que seja de sua confiança.
2- Fiação com a presença de aquecimento mostra a necessidade de uma verificação mais apurada, pois demonstra uma sobrecarga de energia
Deve ser feita uma avaliação dos equipamentos que estão ligados a essa rede elétrica, sendo às vezes essencial a substituição dos fios e cabos, como também das tomadas e interruptores, além dos receptáculos das lâmpadas em todo esse sistema elétrico.
A ligação do fio terra deve ser feita em todas as tomadas, principalmente para a proteção das pessoas em caso de toque acidental em algum lugar desprovido de bom isolamento elétrico.
Para isso as tomadas antigas devem ser trocadas pelas novas tomadas padronizadas pela ABNT, que tem três polos de ligação para os fios: fase, neutro e terra.
Além disso, deve ser instalado o DISJUNTOR DR (proteção contra fuga de corrente), no quadro de distribuição (após o disjuntor termomagnético geral).
Este desarma imediatamente quando uma pessoa leva um choque acidental.

Disjuntor Diferencial DR
3- Os quadros de força ou de distribuição não podem ser de madeira ou outro qualquer material combustível, para evitar risco de incêndio em caso de curto circuito em seu interior.
4- Fusível tipo rolha ou cartucho devem ser substituídos por Disjuntores termomagnéticos para proteção contra curtos circuitos na fiação ou equipamentos elétricos.
5- As instalações elétricas possuem uma limitação de uso, seja pelo tempo de utilização (desgaste natural) ou pela simples mudança de hábito das pessoas, que estão sempre trocando seus equipamentos por outros melhores e de mais capacidade ou potência, não avaliando se a rede elétrica suporta esse aumento de carga
6- Evite fazer uma instalação elétrica provisória ou mal feita, tipo Gambiarra (veja fotos acima), pois você assim estará provavelmente ocasionando uma sobrecarga na rede elétrica, o que possivelmente mais tarde, irá provocar um CURTO CIRCUITO.
7- Uma revisão dessa natureza deve ser feita a cada cinco anos para a fiação, sendo que as tomadas, interruptores e receptáculos das lâmpadas devem ser substituídos sempre que for constatado folga em seus contatos ou centelhamento visível.
Fuga de energia e os disjuntores termomagnéticos
Fuga de corrente – disjuntor tri
Fuga de corrente – disjuntor bipolar

O que também merece uma atenção mais especial são os Disjuntores termomagnéticos, pois seu desarme ou desligamento sem haver curto circuito aparente é um sinal de que algo está errado na instalação elétrica.
Isto deve ser verificado imediatamente por alguém que entenda do assunto, sendo é claro de preferência um bom eletricista.
Em alguns casos, uma pessoa LEIGA e normalmente curiosa, pode efetuar uma troca do disjuntor por outro de maior capacidade em ampères, tentando resolver o problema do desarme inesperado, e assim piorando a situação.
O disjuntor é um elemento essencial na proteção do sistema elétrico, e simplesmente substituindo-o, não vai resolver a causa do problema.
Portanto deve-se primeiro avaliar e descobrir a causa do desarme do disjuntor para se chegar a uma conclusão definitiva e providenciar o conserto, seja na fiação ou em qualquer equipamento elétrico.
Avaliação das instalações elétricas
Levar choque ao tocar no registro da água para ligar o chuveiro, a luz caindo com oscilação, muitos equipamentos e poucas tomadas, são fatos comuns na grande maioria das residências e indicam um grande problema: Instalações desatualizadas ou mal dimensionadas.
Isso causa resultados negativos para você e seu patrimônio, por falta de segurança na rede elétrica, provocando riscos de acidentes graves, e é claro desperdício de energia pela geração de FUGA DE CORRENTE.
Para evitar tudo isso, basta simplesmente realizar vistorias periódicas em suas instalações elétricas, e sempre que possível fazer as reformas que forem necessárias.

  - Eletricidade...fuga de energia.

CONTA DE LUZ MUITO ALTA?      REVEJA SUA INSTALAÇÃO E VERIFIQUE SE EXISTE “FUGA DE CORRENTE“
O que é “Fuga” de corrente em casas ou apartamentos?
É um fluxo de corrente indesejado e inesperado de corrente elétrica que vaza causado pela baixa isolação de um condutor (fio) ou de equipamento, o qual utiliza um caminho anormal de baixa impedância.
Um exemplo fácil de encontrar é simplesmente um fio desencapado ou mal isolado em uma geladeira ou máquina de lavar roupa, se o fio estiver encostando-se à parte metálica, quem colocar a mão nesta parte, levará um CHOQUE.
Mas se o equipamento estiver aterrado, ou seja, aquele fio na cor verde ou verde e amarelo estiver ligado em uma “Haste de Aterramento”, esse Choque seria no mínimo atenuado ou completamente inexistente.
O que é “BAIXA IMPEDÂNCIA”?
IMPEDÂNCIA: (espécie de resistência Ôhmica, também regida pelas Leis de OHM).
É a grandeza elétrica que indica a resistência que o dispositivo ou equipamento oferece à passagem da corrente elétrica.
Ou a capacidade que um circuito ou um componente eletroeletrônico tem de opor dificuldade à condução da corrente elétrica.
Quais as principais causas da “Fuga de Corrente”?
A fuga de corrente pode ser comparada a um vazamento de água no cano ou torneira, nos dois casos, paga-se por uma energia desperdiçada, gerando uma conta de energia muito mais alta.
Isso pode acontecer por causa de emendas mal feitas, fios desencapados encostando-se a paredes úmidas, carcaças metálicas de equipamentos tipo: Geladeiras, máquinas de lavar roupa, fogão com acendedor elétrico e lâmpada no forno, e até por consertos improvisados.
 Como resolver a “Fuga de corrente”?
A- Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.
B- Verifique se o disco do medidor continua girando ou o display digital dos medidores mais modernos continua marcando, que nesse caso demora um pouco mais essa verificação.
No caso dos medidores com disco, se ele der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir uma fuga de corrente na instalação elétrica, ou problema no medidor, pois os aparelhos elétricos e lâmpadas estão desligados.
B- Caso o disco do medidor pare de funcionar (girar), ao desligar o disjuntor geral, o defeito pode estar na instalação elétrica.
O ideal é você consultar um profissional eletricista de sua confiança.
Mas se o disco continuar girando, mesmo que lentamente, o defeito pode ser o próprio medidor, aí nessa situação, entre em contato com a Companhia de Distribuição de Energia.
Após testar a instalação elétrica e o medidor, e verificando que estão sem problemas, faça o teste com seus eletrodomésticos.
C- Ligue um de cada vez, sem acionar o comando de funcionamento, mas cuidado com os aparelhos que funcionam em Stand Bye, que são aqueles que acendem um pequeno LED (luz vermelha ou verde pequena no painel frontal) quando os ligamos na tomada.
O disco do medidor deve continuar praticamente parado.
Se girar com velocidade visível, pode estar ocorrendo uma fuga de corrente.
Pode ser também a tomada que está com defeito. Para verificar, teste o equipamento em outra tomada.
Há ainda a possibilidade de os dois estarem com defeito, ou seja, o equipamento e a tomada, caso desconfie, substitua os dois e refaça o teste.
As gambiarras na rede elétrica
Um exemplo de desperdício de energia e causador de fuga de corrente e até de curto circuito, é o uso do T, o popular BENJAMIM.
O benjamim pode causar grandes prejuízos, provocando aquecimento nas tomadas, na rede elétrica (fios) que as alimentam, ou desarme inesperado do disjuntor por aumento excessivo da corrente em AMPÈRES.
De acordo com as normas técnicas estabelecidas pela ABNT na NBR 14136, deve ser instalado uma tomada para cada equipamento elétrico ou eletrônico.
E é aí que entra o profissional eletricista de confiança, que vai lhe orientar e fazer uma previsão geral de suas necessidades na rede elétrica de sua residência, apartamento ou loja comercial.
A NBR 14136 estabelece o novo padrão que deve ser instalado em todas as instalações elétricas.
As instalações elétricas na parte de fios devem também ser observadas, pois quando estão inacabadas ou mal isoladas, podem ocasionar curtos e fugas de corrente conforme podemos ver a seguir:
O Eletricista deve ter o cuidado em fazer um perfeito isolamento e terminar o acabamento, arrumando as sobras de fios dentro da caixa de luz e finalizando com a colocação de PLAFONIER ou lustre para as lâmpadas.
E, para as tomadas, na caixa de luz (derivação) na parede, deve ser colocado uma tampa ou espelho cego caso não for instalado um interruptor ou tomada na caixa de luz na parede.


Testes de fuga de energia

As principais causas de “fuga de corrente” são:
Emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastada pelo tempo. Pode ser provocada ainda por eletrodomésticos defeituosos.
- Para localizar esse defeito, basta proceder do seguinte modo:
Na instalação elétrica: Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.
Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir “fuga de corrente”. No caso de “fuga de corrente”, a causa pode ser defeito na instalação elétrica ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados.
Verifique se o disco do medidor para de funcionar. Então, o defeito é da instalação elétrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um eletricista de sua confiança.
No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor.
Depois de testar a instalação elétrica e o medidor, verificando que estão perfeitos, faça o mesmo com os seus eletrodomésticos:
- Aparelhos eletrodomésticos:
Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.
Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com a geladeira, o rádio relógio, o videocassete ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste.
Verifique o disco do medidor de energia elétrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada está com algum defeito.
Conecte outro eletrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar.
Caso continue, o defeito está na tomada.
Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito. Para confirmar, teste-o em outra tomada.
 A instalação
Toda a instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional
qualificado e habilitado, com base em normas técnica NBR5410 (da ABNT), que dá os
parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações de
baixa tensão devem apresentar, garantindo assim o seu correto e seguro funcionamento.
Falhas e acertos na instalação elétrica


Como descobrir se os fios estão carregando energia

Para se descobrir se os fios estão carregando energia, pode-se fazer uma lâmpada teste, com um bocal e dois pedaços de fio e uma lâmpada.
Ao encostar as duas pontas do fio da lâmpada (um em cada buraco da tomada ou um em cada fio), se tiver energia na lâmpada, tem que acender.
Mas já requer um conhecimento mínimo sobre eletricidade.
Aparelho de testes
Existem aparelhos de teste no mercado, muito baratos e muito mais seguros (veja também a seção MULTÍMETRO):
Chave (de fenda) para teste de corrente elétrica:
Esta chave tem uma luz no cabo que se acende quando encosta-se a um fio ou tomada que tenha energia elétrica.
Use uma chave-teste nos orifícios da tomada escolhida e veja em qual deles acende a lâmpada existente no cabo da chave.
Este orifício que fez acender a lâmpada é o que tem o fio da fase ou também chamado de positivo, ligado a ele por trás da tomada, o outro será o fio neutro ou também chamado de negativo.

Em tomadas bipolares a fase pode tanto estar no orifício direito, quando no orifício esquerdo.
Obs.: É necessário encostar o dedo no conector de metal que fica na parte traseira da chave teste para fazer a lâmpada acender.
Isto não é perigoso, desde que a ferramenta seja de boa qualidade.

Espero que esse mega tutorial seja útil, pelo menos para mim foi de grande conhecimento, e eu mesmo farei na minha casa...té mais pessoal.



 Fontes:  FAZ FÁCIL PAGE 1
              FAZ FÁCIL PAGE 2  
              FAZ FÁCIL PAGE 3

0 comentários:

Postar um comentário