Muito se tem feito, desenvolvido, implantado e alterado em nome da tecnologia
da informação. Mas qual o cenário atual? Quais as mudanças? Quem devo procurar?
Afinal, o que esperar da tecnologia nos dias atuais?
Em diversas ocasiões, quando discutimos e abordamos
tecnologia, é fundamental conceituar e se posicionar de maneira correta sobre o
que estamos tratando: tecnologia. Que na maneira mais simplista é a forma ou a
técnica que utilizamos em nossas atividades para executar uma determinada
função, sendo assim, praticamente tudo que fazemos tem o uso de tecnologia.
Sob o ponto de vista de sistemas e dispositivos que
utilizamos em nosso dia a dia, temos um universo gigante a ser observado.
Alguém que hoje vive em uma cidade grande brasileira recebe influência, em seu
dia a dia, de centenas de sistemas e circuitos eletrônicos que têm como
objetivo facilitar a vida (carro, celular, geladeira, metrô, tablet, notebook
etc.). Mas, mesmo assim, surge outra pergunta: precisamos de tudo isso? Qual a
nossa dependência dessa enormidade técnica que nos cerca?
Para falar sobre tecnologia, prefiro ver, escrever, tratar e
ser entendido por uma visão simplista e humana. A tecnologia deve ocupar um
papel próximo ao ser natural e resolver problemas que precisam de solução.
Acredito na tecnologia sendo utilizada para resolver desafios e problemas reais
existentes.
Além de oferecer várias vantagens, como a solução para
desafios e problemas, a tecnologia pode ser aplicada como uma ferramenta aliada
para a redução dos impactos ambientais das operações corporativas. Entre os
exemplos mais comuns ganham destaque a aplicação de soluções tecnológicas para
minimizar o uso de papel, reduzir o consumo de água e gerenciar de maneira
inteligente o consumo de energia.
Vendas online, confecções de lojas virtuais, conversões
massificadas de clientes, marketing digital etc. Muitas vezes esquecem que as
pessoas não são mensuráveis, que, por mais que tenhamos estatísticas em nosso
poder, aplicar modelos em nosso dia a dia e em nossos e-commerces exige uma boa
dose de bom senso. Antes de efetuar um clique para fechar uma compra, ou
erradicar o boleto com chave para uma conversão mais adequada, é importante
conhecer seus clientes e a tecnologia que eles estão dispostos a absorver.
Aliás, no relacionamento com o cliente, a tecnologia pode
ser indispensável para reforçar, ainda mais, a confiança no trabalho oferecido.
Hoje, há uma maior exigência por parte do público que busca e necessita de
velocidade e agilidade. Tudo é crítico e não se admite falhas nem
indisponibilidade. Sendo assim, para minimizar erros, é necessário garantir a
eficiência desde o primeiro contato. Uma solução é reunir a maior quantidade
possível de dados sobre o cliente, alocados em um sistema inteligente e visível
a todos. Isso faz com que o cliente se sinta seguro, sabendo que seu parceiro
possui todos os seus dados e conhece sua história.
Trabalhar com a filosofia clara, um pensamento correto e
serviços desafiadores é o caminho mais curto para o sucesso. Esperamos que a
forma e a técnica, ou seja, a tecnologia utilizada hoje em nossas vidas, venha
otimizar, resolver e facilitar a implantação e a adoção de dispositivos,
sistemas e mercados até então nunca vistos.
Fonte: www.ecommercebrasil.com.br
0 comentários:
Postar um comentário