AS MAIORES E MELHORES PROMOÇÕES ESTÃO AQUI!


ALERTA "VÍRUS CRYPTOWALL CRIPTOGRAFA MILHARES DE ARQUIVOS TODOS OS DIAS".


O vírus "CryptoWall", que embaralha (Criptografa) dados de arquivos para sequestrá-los e exigir o pagamento de um resgate, ridiculariza usuários e empresas de segurança: a praga diz que "não é prejudicial" e na verdade serve como um "teste para o antivírus".
Logo no início da mensagem, a vítima recebe um "parabéns". "Você acabou se tornar parte da grande comunidade CryptoWall". O texto está em inglês, mas parece ter sido escrito por alguém sem muita fluência na língua. As empresas de segurança Sophos e Palo Alto Networks divulgaram imagens da nova mensagem do vírus.

"Este projeto é conduzido somente com finalidade educacional em segurança da informação, além de certificação de produtos antivírus para sua capacidade de proteção de dados", diz a mensagem do vírus para o usuário.
O CryptoWall ainda diz que seu nome é "CryptoWall Protect", em uma alusão à ideia de que a praga é um "projeto de segurança". E ameaça o usuário dizendo que ele não deve buscar nenhuma solução além da proposta do vírus - pagar o resgate. "Fomos nós que colocamos uma trava em seus arquivos e somos os únicos com a misteriosa chave para abri-los", diz.
Infelizmente, as ameaças do vírus não são vazias: não há meio conhecido para decifrar os arquivos embaralhados pelo CryptoWall. Para recuperar os dados é preciso ter uma cópia de segurança (backup).
Além da nova mensagem irônica, o CryptoWall 4 é mais econômico no tráfego de dados com sua infraestrutura. De acordo com a Palo Alto Networks, o novo comportamento dificulta o trabalho de sensores de rede que tentam detectar o vírus em empresas.
Outra novidade é que o vírus agora embaralha também o nome dos arquivos. Com isso, não é possível nem sequer saber quais arquivos foram bloqueados pelo vírus.
Ainda de acordo com a Palo Alto Networks, casos com a nova versão ainda não são muito frequentes. De acordo com um relatório da Cyber Threat Alliance, da qual fazem parte a Intel, a Palo Alto Networks, a Symantec e a Fortinet, a gangue responsável pelo CryptoWall teria causado prejuízos estimados em US$ 325 milhões (R$ 1,2 bilhão).
O CryptoWall também está entre os 10 vírus mais comuns na América Latina, segundo um relatório da empresa de segurança FireEye.
Existe algumas versões de programas de recuperação de arquivos que ajudam a recuperar alguma coisa...porém nada é garantido, o bom mesmo, é sempre fazer o backup em armazenamento externo.



0 comentários:

Postar um comentário