AS MAIORES E MELHORES PROMOÇÕES ESTÃO AQUI!


CARTUCHOS ORIGINAIS OU REMANUFATURADOS? ATENÇÃO ÀS DICAS.

Algumas das dúvidas sobre cartuchos originais ou cartuchos remanufaturados.




1. Qual a vantagem dos cartuchos remanufaturados?
Como os cartuchos passam pelo processo de reciclagem, ao usar o cartucho remanufaturado você está contribuindo para diminuir a formação de lixo urbano e resíduo não aproveitável. É uma forma fácil e sem esforço de fazer uma contribuição para o nosso meio ambiente, além de economizar dinheiro.
2. Quantas vezes o cartucho pode ser remanufaturado?
Normalmente 3 vezes. Alguns modelos chegam até 10 vezes. Isso depende da maneira do uso e varia de cartucho para cartucho, uma vez que eles possuem um tempo de vida útil. Ao perceber qualquer indício de falta de tinta ou pó, leve imediatamente o cartucho vazio para ser reciclado, fazendo isso, a vida de seu cartucho aumenta significativamente.
3. O que é um cartucho remanufaturado?
Os cartuchos remanufaturados passam por um processo que consiste em:
• Avaliação de circuito;
• Limpeza interna e externa com produtos específicos;
• Desentupimento com equipamentos especializados;
• Ingestão de tinta com máquinas a vácuo para eliminar bolhas de ar;
• Pressurização interna e automática dos cartuchos para evitar vazamentos;
• Teste nas impressoras para avaliar a qualidade da impressão;
• Limpeza e testes finais;
• Embalagem específica e segura;
• Caixas especiais;
Esse processo é responsável pela reutilização do cartucho com a mesma qualidade e capacidade, muitas vezes, superior ao do cartucho original.
4. Os cartuchos remanufaturados podem danificar minha impressora?
Não. Esta afirmação era feita há algum tempo atrás pelas empresas fabricantes dos cartuchos originais. Essas empresas faziam essa afirmativa para vender seus cartuchos a preços muito altos. Os cartuchos remanufaturados têm qualidade igual e preços até 60% menores que os originais. Os cartuchos remanufaturados não danificam nenhum componente de sua impressora, pois não sofrem nenhum tipo de alteração física, apenas passam pelo processo de remanufatura (como descrito no item  anterior). As empresas fabricantes dos cartuchos originais afirmavam a perda da garantia da impressora para quem usasse cartuchos remanufaturados, mas o código do consumidor brasileiro especifica que nenhum fabricante pode obrigar ninguém a usar apenas seus produtos (monopólio).
5. Queima de circuito – Como evitar?
Os circuitos dos cartuchos são muito sensíveis e normalmente não duram mais do que 3 (três) remanufaturas, podendo se queimar na impressora. Veja algumas dicas para que seu cartucho dure por mais tempo e conseqüentemente você tenha uma maior economia:
• Nunca toque com os dedos na parte metálica ou na cabeça de impressão.
• Ao término de 1 cor (nos coloridos) envie para a remanufatura, não utilize as cores até o fim, pois os cartuchos têm seu funcionamento parecido com a de chuveiros elétricos, caso imprima sem a tinta a resistência queima.
• Nunca os deixe cair.
6. Após terminar a tinta, quanto tempo posso manter o cartucho vazio?
Aconselhamos remanufaturar o mais rápido possível, pois a tinta poderá secar nos orifícios de impressão e dificultar a qualidade máxima de impressão após a remanufatura. Não continue utilizando o cartucho colorido quando terminar uma das cores, pois poderá queimar o circuito. Caso não queira remanufaturá-lo, vendá-o para evitar que ele seja inutilizado mais tarde.
7. Qual é a quantidade de tinta ou pó?
A mesma que o original. Em alguns casos, superior.
8. Qual o número de cópias?
O número de cópias impressas depende muito do que será impresso. Nos cartuchos originais, os fabricantes especificam o total de cópias de acordo com um percentual de 5% de impressão em cada folha, ou seja, em muitas vezes especificam que o cartucho imprime até 300 cópias (a jato de tinta), mas com poucos textos (cartas com no máximo 10 linhas por folha). Quando você imprime gráficos ou muitos textos na mesma página este número pode ser muito menor. Cada fabricante especifica no manual da impressora ou no site o número de páginas impressas, de acordo com cada cartucho. Os cartuchos remanufaturados imprimem o mesmo número de cópias dos originais e em alguns casos mais.
9. Qual o índice de defeitos?
Os cartuchos possuem um índice muito baixo de defeitos e inferior aos originais. Isso ocorre pelo uso de equipamentos de última geração e pelo teste ser feito individualmente nas impressoras. Nos originais os cartuchos são testados por lotes.
10. O cartucho pode vazar?
Infelizmente ainda hoje existem muitos locais que carregam o cartucho manualmente ou com equipamentos ultrapassados. Nesses exemplos os cartuchos não sofrem uma pressurização correta e pode vazar em sua impressora. é importante encontrar uma recarga com  máquinas modernos para a recarga dos cartuchos e como prova disso ainda fornecer garantia contra vazamentos ou qualquer dano que possa ocorrer em sua impressora. Mesmo que os cartuchos vazem as impressoras são preparadas para isso. Os fabricantes de impressoras sabem que correm esse risco mesmo com os cartuchos originais e as fazem para suprir esse problema que é muitíssimo raro.
11. O cartucho estoura?
Não. Já escutei vários clientes com medo de carregar seus cartuchos dizendo que a assistência técnica disse a eles que os cartuchos estouram. Isso não existe primeiro pelo motivo do cartucho não usar pólvora e segundo por não terem nenhum tipo de pressão suficiente para que isso aconteça. Muitos técnicos encaram a remanufatura como no tempo em que ela foi lançada, onde usavam métodos manuais para essa técnica, que hoje em dia ficaram ultrapassadas.
12. Minha impressora perde a garantia se eu utilizar cartuchos remanufaturados?
Não. Está no código de defesa do consumidor que o cliente não é obrigado a usar um produto obrigado pela empresa que o fornece. Isso é monopólio. As empresas de originais dizem isso, pois ganham dinheiro na venda de cartuchos e não na venda das impressoras.
A garantia só não é fornecida por elas quando ocorre algum problema decorrente do uso do cartucho remanufaturado. Apenas não fica de graça para o cliente ele terá de pagar a manutenção.
13. O desempenho do cartucho não é pior no caso do remanufaturado?
O cartucho remanufaturado só não é recomendado para escritórios gráficos que precisem de altíssimo detalhamento nas impressões. Para todos os demais usos, o desempenho do cartucho remanufaturado é igual ao novo. O cartucho remanufaturado tem capacidade superior ao novo em cerca de 20%.
14. O que acontece se eu deixar o cartucho vazio na impressora?
Ele poderá queimar. Isso ocorre porque o jato de tinta no papel só é possível devido a um aquecimento que acontece na cabeça de impressão do cartucho, após essa tinta ser espirrada para o papel, a tinta do cartucho preenche esse espaço que ficou vazio na cabeça de impressão do cartucho fazendo assim o resfriamento da cabeça de impressão e a repetição do ciclo.

Quando a tinta termina o cartucho continua com o processo de aquecimento para ejetar a tinta e como não tem tinta para resfriar ele certamente queimará. Temos que dar atenção maior aos coloridos, pois eles usam três cores diferentes e se uma delas terminar o cartucho poderá queimar, não continue usando as cores restantes.
Mesmo que você não use o cartucho colorido e deixa-o na impressora apenas para usar o preto, poderá ocorrer a queima também. Isso porque, mesmo não mandando nenhum comando de impressão colorido, de tempo em tempo a impressora move os cartuchos até um reservatório com esponja na lateral da impressora para ejetar tinta para evitar que a tinta seque na cabeça do cartucho, com isso, se não houver tinta o processo seria o mesmo que se estivesse imprimindo.
15. Meu técnico disse que o cartucho danificou a impressora.
Esta afirmação está equivocada e desrespeita as empresas que trabalham com uma remanufatura séria. Isso ocorre muitas vezes por ele querer vender os cartuchos originais dele, ou por falta de conhecimento do processo de remanufatura.
16. Quais são os cuidados com o cartucho de uma impressora a laser?
Os cartuchos de toner possuem um cilindro fotocondutor que são muito sensíveis a luz e toques no mesmo. Quando não estiverem na impressora devem ser preservados dentro de um saco preto e caixa de embalagem. Evite quedas e pancadas, pois caso ocorra a quebra de uma das partes da estrutura do toner, o mesmo normalmente fica inutilizado.
Espero que tenham gostado! té mais pessoal!!!


fonte: pensotecnologia.wordpress

0 comentários:

Postar um comentário